quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pastoral da Cultura da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Reportagem sobre a Pastoral da Cultura de Conceição de Macabu

Região - 15/03/2011 - 07:00


Pastoral da cultura lança exposição histórica no aniversário de Macabu







A exposição ficará na estação até o dia 22

A Pastoral da Cultura da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a diretoria do Museu Sócio Religioso “Dom Clemente Isnard” lança uma exposição histórica sobre dois grandes e importantíssimos médicos de Macabu: Dr. José Bonifácio Tassara (já falecido há vários anos) e Dr. Euclydes Monteleone (hoje com 98 anos, residindo com a família em Niterói).

O evento, que tem como tema “Dois médicos, dois anjos - a medicina como um sacerdócio”, será aberto nesta terça-feira (15), dia do aniversário de emancipação política administrativa do município. A partir das 13h o público já poderá visitar a exposição que se estenderá até às 20h e será mantida até o próximo dia 22, no prédio da antiga estação ferroviária, onde funciona o Museu D. Clemente Isnard.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Cultura, presidente do Museu e pároco da cidade, Pe Luiz Cláudio Mendonça, a exposição aos dois personagens é justificada pelo despojamento que os mesmos tiveram para com a população da cidade.

- É um justo e emocionado resgate da vida e da obra destas duas iluminadas pessoas que souberam durante toda a sua existência irradiar a solidariedade e o amor de Deus, na doação ao próximo, no serviço humanitário despojado de interesse lucrativo, colocando em primeiro lugar a vida de muitos irmãos necessitados que, tantas vezes sem condição econômica alguma, os procuravam com confiança filial para obter a recuperação da saúde e sempre eram atendidos com eficiência e bondade – acentuou.

Equipe organizadora - A exposição contou com a valorização e o amor à história macabuense de uma dedicada equipe formada por Luiz Cláudio - pároco, Marcelo Abreu - diretor de pesquisas, Mara Tavares - curadora do museu, Marlene Rocha - membro da diretoria, Mauro Godinho - diretor de artes e de Helena Tassara e Rosane Monteleone - filhas dos homenageados.

Além desse evento, a Pastoral da Cultura, fundada em 2007, na paróquia de Macabu tem promovido inúmeros outros que objetivam integrar todos os valores humanos, socioculturais e artísticos, preservando a memória e a história, na comunhão transcendental com Deus e na consequente promoção das pessoas.

Trajetória da pastoral - Depois da inauguração do Museu D. Clemente Isnard, em oito de setembro do mesmo ano, a Pastoral da Cultura tem promovido diversos cursos profissionalizantes de iniciação teológica, mostras de artes, além de exposições como a do centenário de nascimento do Frei Valério Kirsh, de Maria José Tavares (D.Zeza), os 155 anos da Paróquia, com programas na Rádio Popular Fluminense, inclusive a comemoração dos 45 anos da emissora que também contou com um animado baile com a Orquestra de Além Paraíba, em 2010, entre outros.

___________________________________

Por Lourdes Acosta // jornalista profissional

15/03/2011.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

Foto: divulgação
 
Fonte: http://www.macaenews.com.br/ver_not.php?id=66610&ed=Regi%E3o&cat=Not%EDcias

Nenhum comentário:

Postar um comentário