sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos

Peças belíssimas!

I – NS das Dores





IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA / SALA DO SENHOR DOS PASSOS

Escultura confeccionada em madeira, com interior oco, de altura total de 1,42m (base de 5cm), largura máxima de 48cm e profundidade de 29cm. Classificada na categoria de imagem de vestir por possuir articulações (nos ombros e cotovelos) que ficam escondidas sob vestes. A articulação do cotovelo do braço esquerdo encontra-se danificada e amarrada com fio metálico. O rosto o braço e os pés são áreas de carnação. Possui corpo definido anatomicamente, porém simplificado, tendo um corpete simples até os quadris e a saia em estilo godê, pintados na cor azul-celeste. A saia alonga-se até os pés que se encontram calçados com sandálias tipo romana, com tiras entre dedos. Faz parte da imagem uma base de madeira, que se encontra recoberta com uma massa pintada em tons esverdeados. Em sua parte posterior, uma plaqueta em metal, de formato oval, contém as seguintes inscrições: Indústria Brasileira – Casa Sucena – Rio de Janeiro.

Na parte superior central da cabeça, um orifício dá suporte a adereços. O rosto, cuja expressão é de sofrimento, apresenta-se levemente inclinado para direita. Longas sobrancelhas negras, espessas na parte interna, afinando em direção à parte externa, sobrepõem os olhos de vidro na cor castanha. Duas lágrimas, de coloração vermelha, localizadas no canto interno e externo. Nariz atilado, lábios finos e boca entreaberta, deixando à mostra seis dentes superiores.

Atualmente, imagem veste uma peruca de cabelos naturais na cor preta, uma camisola de cetim azul-celeste, fechada atrás com velcro. Uma renda branca, franzida, adorna gola, punhos e barra. Uma fita de tafetá, na mesma cor do vestido, molda-lhe a cintura com um laço na parte posterior. Sobre esta veste, um manto, que se prolonga na parte posterior, confeccionado em veludo azul-marinho, apresenta adorno de passamanaria de ráfia dourada em seu contorno, formando desenhos nas partes inferiores frontais. Sobre a cabeça, um resplendor confeccionado em metal prateado, com 21cm de altura e 23cm de largura, fixa a peruca e o manto.

A Imagem fica exposta à veneração na Sala do Senhor dos Passos, na Igreja Matriz de São João Batista, de onde é retirada, apenas, por ocasião da Procissão do Encontro, que acontece durante a Semana Santa, quando é transportada até a frente da igreja, para aguardar a chegada da imagem de Jesus.

Um documento epigráfico (plaqueta encontrada na base da imagem) é procedente da “Casa Sucena”, localizada no Rio de Janeiro (Rua da Quitanda, 86), estabelecida desde a última década do Século XIX, pertencente aos sócios: Conde de Sucena e Comendador Pereira de Sousa. Essa casa foi pioneira na venda de objetos de igreja, possuindo uma capela onde se celebrava ofícios religiosos. Segundo os anúncios da época, havia uma sucursal em Paris, à rue d' Hauteville, 38. (Fonte: Almanak Administrativo Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa Eduardo e Henrique Laemmert – Rua da Quitanda, 77 – Coleção do “Real Gabinete Português de Leitura” – RJ).

Atualmente, existe um estabelecimento comercial com essa mesma denominação, localizado à rua Arquias Cordeiro, 296 – loja F – Méier, no Rio de Janeiro.


II – Sr dos Passos





IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA / SALA DO SENHOR DOS PASSOS

Imagem confeccionada em madeira, classificada na categoria de imagem de vestir, por possuir articulações nos cotovelos que ficam escondidas sob vestes. Tem altura de 1,06m, largura máxima de 56cm e 48cm de profundidade.

A imagem encontra-se em estado de genuflexão, e se sustenta em uma base de madeira coberta de uma massa (não identificada), e pintada em tons esverdeados, com as seguintes dimensões: 1,55m de comprimento, 60cm de largura e 7cm de altura. Na parte posterior, encontra-se fixada uma peça de madeira com 37cm de altura e 9cm de circunferência, e sobre ela um pino de metal, com altura de 7cm, onde se encaixa a cruz. Essa base se sobrepõe a uma prancha de madeira envernizada, com 1,73m de comprimento, 76cm de largura e 3cm de altura. Um pino em ferro (12cm), no seu ombro esquerdo, serve de suporte para sustentação da cruz. Confeccionada em madeira, entalhada em bordadura nas extremidades, a cruz apresenta as seguintes dimensões: 1,86m de altura, 1,10m de largura e 4cm de profundidade.

A expressão da imagem é de sofrimento, com o eixo de visão convergente para baixo. No rosto alongado, sobrancelhas longas e espessas, na cor castanha, sobrepõem olhos de vidro, também, na cor castanha. Nariz afilado, boca pequena entreaberta, lábios finos, bigode encontrando com barba cerrada, que apresenta uma reentrância na direção do queixo. Os ferimentos provocados pela coroa, que se localizam na parte superior da testa, têm 22cm de comprimento, e o sangue decorrente deles, escorre pelo rosto. No pescoço, dois ferimentos, tendo cada um 6cm. O corpo pintado na cor lilás deixa, à mostra, parte das pernas e braços em carnação. Nos pulsos, ferimentos com 7cm cada um.

Atualmente, a imagem veste uma peruca de cor preta, confeccionada com material sintético, e duas túnicas: a interna, em cor branca, e a externa, na cor roxa, é ornada com galão dourado na barra, punhos e gola. Um cordão dourado cinge-lhe a cintura, apresentando numa das extremidades onze nós, e na outra, nove.

A peça fica exposta à veneração na Sala do Senhor dos Passos, na Igreja de São João Batista, de onde é retirada, apenas, por ocasião da Procissão do Encontro, que ocorre durante a Semana Santa. A cada ano, a imagem de Jesus é levada a uma igreja que pertence à paróquia, e, de lá, em procissão, vem ao encontro de sua mãe – N. Sa das Dores – que o aguarda em frente à Igreja, para celebração de missa.


Belíssimas imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário