quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dança Profética na Igreja Metodista (Macaé / RJ)

Uma ótima oportunidade para participar do Congresso de Dança Profética!



Hoje iniciou o congresso....
Tivemos aabertura com Fabiola e o Pastor Xavier, logo em seguida o momento de louvor com a dança espontânea!
Muito bonito!

Fabiola, coordenadora do Ministério de Dança Aliança (Igreja Metodista Central em Macaé)

Conheço Fabíola de longas datas....

Desde da época em que fazíamos Técnico em Enfermagem, bons tempos!




































A dança profética é uma dança espiritual presente em várias culturas (desde a Antiguidade) com o objetivo de entrar em comunicação com uma Entidade Superior com o intuito de receber resposta favorável (chuvas e boas colheitas, por exemplo). Na Caldeia, a terra de Abraão a dança fazia parte da educação e religião e de forma geral a dança era peça importante da religiosidade dos povos orientais (babilônios, egípcios etc) inclusive dos hebreus, raiz da religião cristã e suas denominações variantes.

Representação da ÁGUA

COLHEITA

FLORES

AUTORIDADE



TERRA SECA







TERRA  RECEBEU A ÁGUA E ESTÁ PRODUZINDO








No Cristianismo
Definição Cristã do termo
Uma definição de dança profética é dada por Tara Gilvard:

A dança profetica é distinta da dança sagrada porque na dança profética a revelação é recebida pelo dançarino de Deus e se manifesta em movimento para trazer uma mensagem às pessoas. É importante entender que a revelação é desvelar ou comunicar a verdade divina, que é revelada por Deus ao povo. Deus dá a revelação por meio de pessoas em uma série de formas criativas, como música, escrita, teatro, música instrumental e dança.


Evangelismo Pentecostal
No cristianismo, a dança foi introduzida por grupos evangélicos como um meio de permitir que o Espírito Santo falasse com as pessoas. Ela deve ter um propósito espiritual em que o bailarino/dançarino atua como um profeta que se manifesta seja através de movimentos, gesto e até cores. Isabel Coimbra, lider de dança do ministério de louvor Diante do Trono afirma que a unção (o mover profético, a atuação do Espírito Santo), no caso da dança, se manifesta a partir do movimento e das imagens (assim como a música expressa sonoridade e do canto se expressam palavras e de todos, harmonia). A dança e objetos referenciais a ela vão além do adornar o púlpito da igreja. Edificação, salvação, cura, restauração e libertação são fins a que a dança profética se propõe, algo que antes se achava ser possível apenas pela pregação do Evangelho. A dança é apenas mais um veículo da graça de Deus.


Catolicismo Carismático
O espírito profético via oralidade, música e dança contagiou as igrejas católicas carismáticas norte-americanas e brasileiras, seguindo as tendências evangélicas precursoras, quer na música (Padre Marcelo Rossi e Canção Nova) ou nas danças ou no modo de pregar, começando no nível evangelístico e pastoral rumando à manifestação da essência profética do louvor, adoração e danças ao Único Soberano, digno de louvor, Jesus, o Rei dos Reis e o Apóstolo dos apóstolos. A única Pessoa que possui ministério tríplice: de Rei, Sacerdote e Profeta. E seu Espírito é o mesmo eternamente.


Outras religiões:

No Islamismo é conhecida a tradição sufi que usa a dança como veículo que toca o Sagrado, assim como há nas religiões indígenas e aborígenes igual tradição com graus diferentes de sofisticação, mas todas expressões culturais e religiosas importantes para seus povos e etnias.

Significância Profética (Nações, culturas e Influências)Restauração do Tabernáculo de Davi Tiago citou a profecia de Amós 9:11,12 que trata do "restaurar o Tabernáculo de Davi"? Ele quer dizer: " Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas".

Confirmado em Atos 15.16,17: "Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas".

Isso indica além do crescimento da adoração, em verdade pelo homem a Deus em todo lugar, que Israel (simbolizando a Igreja), povos semitas irmãos e a Igreja (gentios que levam o nome de Cristo) se uniriam no mesmo propósito de salvação, exercendo influência mútua em prol do Reino de Deus. Hoje é comum adorar-se respeitando-se e remetendo-se às culturas regionais e nacionais que se quer alcançar.

Israel é um dos principais motivos de intercessão profética, pois de lá procede o Salvador. Daí ser comum as danças, caracteres e linguagem hebraicos na adoração a Deus Filho (Yeshua Hamashia: Jesus Cristo), como está profetizado a atuação e o amor de Deus por Sião e o louvor de Deus e das nações por Sua terra em Is. 62.1-4: "Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus. (...) chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará."

Há cânticos que emprestam elementos da cultura indígena, como "Faz Chover" (traduzido para a língua indígena Terena, vindo do Inglês "Let it Rain") e "Dançar na Chuva" (celebração por sair do "deserto" para dançar na Terra Prometida).

Atos Proféticos na Dança e Símbolos


São elementos eventuais da dança profética símbolos bíblicos ou representativos daquilo que se quer atingir profeticamente - fazendo-se então atos proféticos - como bandeiras, estandartes, mantos e véus denotando que "Javé é minha Bandeira", " O Senhor dos Exércitos", "Sua Bandeira sobre mim é o Amor", feixes de trigo e cestas de frutos e pães (colheitas espirituais de novas vidas ou físicas), vasos de barros (natureza humana), candelabro, azeite de oliva, vinho, fogo e água (símbolos do Espírito Santo).









A dança pode ter caracteres étnicos, marciais (marchas, esportes e lutas), movimentos intensos ou brandos, simbólicos, indiciais ou icônicos, amplos ou dirigidos (a pessoas, direções geográficas e localidades), uso de bandeiras e estandartes, designando guerra espiritual ou tomada de territórios (espiritualmente); cetro e bastões, coroa, representando o Soberano Senhor Jesus ou ser mais poética e apaixonada numa adoração mais íntima ou ser mais extravagante e solta, demonstrando liberdade, alegria, êxtase espiritual. Assim como pode ser simples e dispensar aparatos, usando apenas o senso profético íntimo ou não houver ocasião de festas cristãs ou atos proféticos específicos.
Vestes sacerdotais e significados
A dança entre os hebreus vinha carregada de símbolos tirados de suas tradições, era estritamente de caráter religioso. Tinha características ritualísticas, com determinado limite de esquematização como rodas, danças em fila, danças giratórias, também havia a improvisação. A dança deste povo vinha carregada de símbolos tirados de suas tradições. Utilizavam-se tecidos que significavam: água, sangue, vento, toque, envolver, cobrir e proteger. Havia fitas coloridas que lembravam alegria, fogo, intensidade e fervor. Também eram utilizados pandeiros, fazendo alusão à dança de Miriã.


Comumente se usa, hoje, cores nas vestes de louvor (sacerdotais), ou em cenários, ou em longos panos ou pequenos e finos mantos individuais, representando o mover do Espírito ou a unção profética ou da Noiva (Igreja) como vermelho e prata (redenção), azul (divindade de Cristo), dourado (realeza), púrpura (nobreza e fidelidade), branca (santidade, paz), mesmo outras cores podem ser usadas como a preta para símbolo de juventude cristã radical, ou cinza (humilhação a Deus) ou mesmo mantos multicores:o profeta designa a significância profética dos símbolos ou usa cores ou signos que representem o país, cidade, Estado ou ocasião e contextos a serem perpetrados bênçãos.


Danças ministeriais

Segue-se a descrição das danças ministeriais por suas funções:

Mestres da dança (dança maestral):
O levita como um mestre ensina a igreja a seguir os mandamentos de Deus, compartilhando o conhecimento dado pelo Senhor à igreja que precisa saber de suas atribuições enquanto Corpo de Cristo, seja através de danças ou danças-teatro, orientando como um cristão deve agir diante de situações diversas, como tentações, provações e dilemas atuais. Este ministério se resume em ministrar princípios de Deus à igreja, ministros e adoradores. Talvez seja o mais importante de todos, ou melhor, seja a base para os demais.

Apóstolos da dança:
A dança apostólica ocorre quando o adorador pela dança ou outra manifestação artística faz algo que gera influência e age diretamente na implantação do Reino de Deus na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra (espiritual), um confronto entre luz e trevas, com vitória em Cristo, quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há frutos e efeitos palpáveis, perceptíveis, como curas e libertação espiritual, conversões em massa, fruto da chegada do Reino de Deus à localidade, cidade ou País.

Profetas da dança (na dança profética):
Fazem guerra espiritual e profetizam pela adoração a união do Noivo com a Sua Igreja, expressa espontaneamente aquilo que Deus quer ministrar no momento ou o que Ele deseja revelar para pessoas e igreja local.

Evangelistas da dança (dança evangelística):
É aquela que dar a conhecer o Filho de Deus, procura alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de receberem a Cristo e de segui-lO. É a ministração mais comumente vista nas igrejas.

Pastores da dança (dança pastoral):
Apascenta os adoradores, alimenta, traz direção e transformação à vida pessoal cristã na Palavra manifesta e expressa na dança.


Instituto de Artes Cristão (I.A.C.)

O IAC é uma instituição que presta serviços sociais a comunidade, vieram do Espiríto Santo para proporcionar alguns momentos de conhecimentos aos participantes.

" Buscando uma redução dos problemas na nossa sociedade, fazendo assim a nossa parte como cidadãos brasileiros, levando recursos básicos para uma melhoria na qualidade de vida da nossa população".

Endereço:
Vila Velha, Espirito Santo, Brazil

Contato: (27)3039-3084/9998-6713/8843-2216
institutodeartescristao@gmail.com
Orkut: instituto de artes Cristão





As oficinas aconteceram  no turno tarde.
Tudo começa com o ALONGAMENTO........................

















Oficina de Teatro:

Happer Anderson












Oficina de Dança:




























Oficina de Street com os B. Boys de Cristo (Alex Taru, Will e Daniel Batista):



Will e Alex Taru















Daniel Batista




Oficina de Maquiagem (Livia, Simone e Edilane):

















Momentos de carinho!











Nenhum comentário:

Postar um comentário