quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Pastoral da Cultura de Macaé e suas contribuições


A história da Pastoral da Cultura de Macaé começa com o Grupo Solidariedade...


Bençao com Padre Luiz Cláudio: Vidalegria, em 2008.

A caminhada foi longa...

E divertida!



Participaram do Projeto de Pastoral de Conjunto, com o eixo Diálogo com as Culturas, este projeto foi apresentado, discutido e aprovado pelos membros do Conselho Vicarial de Pastoral sob a orientação do Coordenador Vicarial de Pastoral, Padre Luiz Cláudio A .de Mendonça e o Vigário Episcopal da época, Padre Luiz Carlos Pedrini em 08 de Dezembro de 2006.

Em 2008 foi oficializada a Pastoral da Cultura de Macaé com a I Mostra de Dança: Vidalegria!



Através do Diálogo com as Culturas as pessoas são estimuladas ao resgate dos valores éticos e humanos cristãos através da arte, seja a dança, música, teatro ou exposições.


Muitas atividades são desenvolvidas pela Pastoral da Cultura de Macaé que faz parte da Paróquia São João Batista em Macaé, dentre elas o estudo e pesquisas sobre a história da própria paróquia, mostras de dança, visitas na Pediatria Municipal, doações de doces para a Fazenda Esperança, doações de litros com a mostra de dança, arrecadações e doações de cestas básicas, frutas, chocolates e brinquedos, além de participações nas festas religiosas e culturais na cidade.

Pelo Vicariato a pastoral da cultura tem assessoria do Pe. Luis Cláudio, membro do Conselho Municipal de Cultura de Conceição de Macabu, Presidente do Museu Sociorreligioso D. Clemente Isnard e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Macabu, onde tem também Pastoral da Cultura) e pela Diocese o Pe. João Evangelho, a oficialização foi feita pelo Bispo D. Edney (Nova Friburgo).

Assessor Vicarial: Padre Luiz Cláudio

Assessor Diocesano: Padre João Evangelho

Em nossa cidade além da Paróquia São João Batista, nas Paróquias Santo Antônio, São José Operário e Nossa Senhora de Fátima já foram criadas a PASTORAL DA CULTURA.

I Reunião Vicarial (08/10/2011 - Paróquia São João Batista - Macaé/RJ):





Em nossa cidade temos Pastoral da Cultura nas seguintes Paróquias:


São João Batista (Ativa desde 2008)

São José Operário (Ativa desde Julho/2011). Iniciaram suas atividades depois da participação da I Mostra de dança, Vidalegria, com a Pastoral da Cultura de Macaé em 2008.

Santo Antônio (Recentemente criada)

Nossa Senhora de Fátima (Recentemente criada)

Em Conceição de Macabu, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, também tem Pastoral da Cultura, ativa desde 2007.

Estaremos caminhando juntos, buscando a unidade e o crescimento de nossa Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário