sábado, 6 de novembro de 2010

Projeto Pastoral de Conjunto: Diálogo com as culturas


Unidade Diocesana de Carapebus / 2010



De acordo com o Projeto Pastoral de Conjunto, publicado em Dezembro de 2006, coordenado na época pelo Pe.Luiz Claudio Azevedo de Mendonça e o Vigário Episcopal do Litoral Pe. Luiz Carlos Pedrini, o diálogo com as culturas terá diferentes caminhos para evangelização:
  1. Integrar os profissionais católicos e outros cristãos das diversas áreas (comissão) da cultura, da economia, da política, das artes, da comunicação, da técnica e da ciência, da educação, etc... para pensar e promover uma cultura cristã para a transformação da sociedade, resgatando os valores éticos, humano-cristãos, na busca da fraternidade, da igualdade e da justiça social;
  2. Criar um grupo de comunicação eficiente que divulgue de forma profissional e pastoralmente competente os eventos de desenvolvimento interno e, especialmente os de natureza externa, de mobilização e de interação com a sociedade.Inserção nos meios de comunicação locais e gerais (jornal, rádio, TV, INTERNET ...);
  3. Criar uma assessoria ecu`mênica que promova o diálogo com as outras denominações para as ações comuns em favor da paz, da justiça, da ética cristã, do crescimento e desenvolvimento humano das comunidades, culminando em atos e celebrações ecumênicas. Com o mesmo objetivo, se estabeleça uma assessoria para o diálogo inter-religiosa com os não-cristãos e outros grupos de homens de boa vontade na promoção e defesa da dignidade humana (Promoção Humana);
  4. Criar um espaço de cultivo da arte, do estudo das Humanidades, do TEatro, da Música, etc... com a inspiração da proposta humano-cristã, de estímulo à Filosofia e à Ciência em geral, com eventos regulares, apresentando a natureza transcendental do homem que é uma busca do infinito de Deus.
Seguindo esta linha de proposta, a Pastoral da Cultura busca a sua estruturação:
  • Espiritualidade;
  • Evangelização;
  • Ações concretas.
O caminho é longo e requer muita paciência!

A Pastoral da Cultura tem como base de trabalho textos sobre a Campanha da Fraternidade, CNBB  e do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (http://www.snpcultura.org/ ) com eles promove Mostras de danças com objetivo de arrecadar litros de leite para doar para instituições.

Muitos parceiros bailarinos abraçaram as propostas da pastoral e dedicam o seu tempo (quase 01 ano) para criar suas coreografias, figurinos, refletiram sobre os temas e lemas de cada CF (Campanha da Fraternidade), outros parceiros são os apoios que formaram uma aliança com a pastoral seja nos ensaios e na própria culminância.

Em 2008 a Pastoral da Cultura da Paróquia São João Batista (Macaé/RJ), promoveu a I Mostra de dança convidando vários grupos de bailarinos amadores e profissionais que fazem parte de alguma denominação religiosa ou não para montarem coreografias comfigurinos de circo e teve como tema: "Vidalegria", em 2009 o nosso foco foram as políticas públicas e então a ideia foi trabalhar comtrilhas sonoras de filmes: "Luz, câmera, ação e dança!", já este ano, 2010, o tema foi "Memórias, a vida contada por um dançarino!" onde fizemos duas homenagens: Profº de Dança de Salão: Aluísio Caldas, pessoa ativa em nossa igreja e ao jovem Alan (Júnior), ex-aluno do Centro Educacional Tia Gi, ambos faleceram este ano e deixaram uma mensagem para todos nós: "Vamos saber viver!"





Alguns pontos são importantes para a organização desta pastoral, para isso é preciso estudos e pesquisas... Muitas pesquisas!


Para 2011, estamos pensando em algo mais desafiador!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vamos aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário