domingo, 25 de dezembro de 2011
Conhecendo Santa Maria Madalena
Santa Maria Madalena é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro.
As primeiras notícias sobre o município de Santa Maria Madalena, remetem às atividades de José Vicente, um mateiro, que à procura de escravos fugitivos desbravou as matas da região, fixando-se onde hoje se localiza a Igreja Matriz de Santa Maria Madalena.
Em 1850, José Vicente foi visitado pelo padre francês Francisco Xavier Frouthé, que seguia pela região à procura de nativos a quem pudesse passar suas mensagens religiosas. Diz-se que o mateiro interessou-se por uma espingarda que o Padre trazia consigo, propondo ao mesmo a sua troca pelas terras. A partir de então, Frouthé foi responsável por coordenar a construção de uma capela dedicada à santa. Nos anos seguintes, a localidade foi elevada à condição de freguesia.
Em 8 de junho de 1862 ocorre o seu desmembramento da cidade de Cantagalo. Santa Maria Madalena torna-se assim um município independente.
O Parque Estadual do Desengano é a última reserva de Mata Atlântica do norte-fluminense e abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes em uma área de aproximadamente 22.400 hectares.
O clima temperado e úmido, com temperatura variando entre 6º e 35º C, faz Santa Maria Madalena ser considerada o terceiro melhor clima do Brasil, de acordo com padrões estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com tais padrões, a localização ideal deve estar entre 400 e 800 metros de altitude, além de distância mínima de 100 km do limite do mar, permitindo, desta forma, o acesso a correntes marítimas vindas por entre cadeias de montanhas e amenizadas até a sua chegada.
Madalena foi um dos 173 municípios brasileiros incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas[6]. Em 2009, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou o processo de tombamento do centro histórico, a partir de um estudo realizado por professores e estudantes da Universidade Federal Fluminense.
Em 2011, o Iphan emitiu um parecer favorável ao tombamento. Para que o local seja declarado patrimônio histórico brasileiro, o parecer ainda precisa ser aprovado pela presidência do órgão e pelo conselho consultivo.
Entre os prédios a serem tombados estão o da antiga estação ferroviária (1890, atualmente sede da Casa da Cultura), o extinto Hotel Brasil (1894, onde funciona a Secretaria de Turismo), a igreja matriz e o conjunto paisagístico formado por casas simples.
Personalidades madalenenses
Dercy Gonçalves, atriz e humorista
Francisco Fajardo, médico e cientista
José Antônio de Morais, visconde de Imbé
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_Madalena_(Rio_de_Janeiro)
A Pastoral da Cultura de Macaé esteve presente no Baile das Flores que aconteceu na cidade no dia 10 de Dezembro de 2011, muitos convidados de Macaé estiveram presentes prestigiando o evento em prol da Igreja Mariz da cidade.
Com isso iniciamos...
O Turismo Social e Religioso!
Hora do baile:
E Santa Maria Madalena fará parte de nossa agenda em 2012, com fé em Deus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário