terça-feira, 12 de outubro de 2010

III Mostra de Dança: Memórias, a vida contada por um dançarino!







A Pastoral da Cultura de Macaé desenvolve um trabalho com alguns grupos que utilizam a dança como recurso para louvar, criticar, refletir, acolher e  também se divertir através de dos temas e lemas da Campanha da Fraternidade, utilizando músicas de vários idiomas / estilos e contextos que facilitam o diálogo e o entendimento entre a criança, o jovem e o próprio adulto dentro e fora da igreja.
É possivel conciliar mensagens bíblicas com músicas, filmes, dança... Resumindo: a ARTE!
Como não falar de assuntos que vivenciamos diariamente do amor a violência, da vida à morte e assim por diante. Isto está em nossa casa seja através da TV, rádio, INTERNET, jornais, revistas...
Não tem como não falar de violência, se presenciamos isso no trânsito, na rua, perto ou dentro de casa, não tem como não falar da infância perdida se assistimos desenhos, filmes e novelas que abordam estes assuntos...
Cada grupo tem o seu diferencial, já existiam dentro ou fora da igreja ou foram formados com a nossa I Mostra Vidalegria (1º desafio para os grupos) em 2008, quando a nossa proposta foi criar coreografias com figurinos circenses, nossa mensagem foi  VIDA.
A II Mostra o desfio foi maior, pois, cada grupo teria que desenvolver sua coreografia sobre pol[iticas públicas e escolher e analisar o flme e sua trilha sonora para depois criar sua coreografia.
Este ano, não poderíamos deixar de falar que "Devemos dizer sim a Deus e não ao dinheiro!", o nosso olhar foi direcionado para a infância e adolescência, e como Deus sabe de todas coisas tivemos duas perdas durante este, primiro: S. Aluísio, professor de Dança de Salão, ativo em nossa Paróquia São João Batista, grande incentivador da Pastoral da Cultura de Macaé e acreditava na dança desde a infância.
A segunda perda foi do menino Alan, no ano passado ele participou da mostra e este ano foi chamado para fazer parte do time das Estrelinhas, por isso a homenagem dos alunos do Centro Educacional Tia Gi.
O Teatro Municipal de Macaé está em obras e mais uma vez Deus direcionou o nosso caminhar, o espetáculo: "Memórias, a vida contada por um dançarino!" será no Clube Fluminense, justamente no local onde S. Aluísio dançava e conquistava muitos amigos.
Na I Mostra arrecadamos  litros de leite e doamos para o Recanto dos Idosos e Pronto Socorro Municipal  de nossa cidade.
No ano seguinte além das instituições citadas, a Toca de Assis também recebeu caixas de leite. Este ano queremos superar a quantidade arrecada no ano passado. Esta foi a  forma que a Pastoral da Cultura de Macaé encontrou para desenvolver e conciliar um trabalho social com todos os que são envolvidos em nossas mostras de danças.
São amadores e profissionais da dança, secretários das igrejas, pastorais, escola, costureiras, mães, pais, maridos, namorados, irmãos, primos, vovós e vovôs, pessoas que não dançam e fazem doações, padres, pastores, educadores, enfim todos que se uniram em prol de um ideal:

"Evangelizar através da DANÇA-TEATRO!

Cada ano abrimos novas inscrições para que os grupos possam participar, nosso receio são para os grupos que não de nossa cidade (Macaé/RJ), pois não temos como alojar estes grupos e precisamos estar em contato não só pelo e-mail.








2010 - III MOSTRA DE DANÇA: MEMÓRIAS, A VIDA CONTADA POR UM DANÇARINO!
(Homenagem ao S. Aluísio)


ESTA LISTAGEM É FLEXÍVEL, CASO HAJA NECESSIDADE ELA SOFRERÁ ALTERAÇÕES:


Convidado especial: Grupo GOMARTE (Teatro)
Este Grupo é responsável pelo texto do nosso espetáculo.


Listagem com a ordem de apresentações:

1.Grupo Solidariedade (Paróquia São João Batista)
Releitura do Espetáculo Memórias (Paulo Azevedo)

Músicas remixadas: Escravos de Jó, Sítio do Picapau Amarelo, Cuidado com a Cuca, Atirei o pau no gato, Ciranda Cirandinha, Marinheiro marinheiro, Marcha Soldado, Terezinha de Jesus, Pai Francisco, Pirulito que bate-bate, Eu sou pobre eu sou rico, Rebola-bola e Adoleta.


2. Centro Educacional Tia Gi
Educação Infantil: Pour Pourri com Bia Bedran (O trem, De abóbora faz melão, Cacau, Mazu, Samba da gíria)


3. Centro Educacional Tia Gi
1º ao 5º ano: Aquarela (Toquinho)


4. Centro Educacional Tia Gi
Grupo Amigos de Alan: Homenagem a Alan (amigo que faleceu este ano) com a música - tema da Copa/2010.


5. Ballet Creio em Cristo – Igreja Nossa Senhora Aparecida
Música: Ciranda da Bailarina (Solo de Jaqueline)


6. Solidariedade Mirim:
Músicas: Piui – tic-tac; Dig-dig-joy; Xibombom; Etc. e tal; Se contamos até 10 (Chiquititas); Tudo é seu é só querer (Chiquititas)


7. Grupo Jovem Luz do mundo (Paróquia São João Batista)
Música: Sherek


8. Grupo: Sementes do Amanhã
Músicas: Todo mundo tá feliz (Xuxa), Malandragem (Cássia Éler), Não quero dinheiro (Tim Maia), ABC (Michael Jackson).


9. Grupo LOUVART (Paróquia São Paulo Apóstolo)
Músicas: Bola de meia e " BEM DA HORA 1" da Canção Nova


10. Escola de dança Denise Trotti (Sapateado):
Música: História de uma gata (Saltimbancos) – Professora Roberta Machado e suas alunas, Participação de Bailarinos da Dança de Salão


11. Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Músicas: É de chocolate (Xuxa); Uni Duni Te (Trem da Alegia); Tôde bem com a vida (Xuxa); Campanha da Fraternidade 2010 (Remix)


12. Filhos de Pedro (Paróquia de São Pedro)
Música: “Bem da Hora 2” – Imagine + 1


13. Grupo Catequese de Santana (Nossa Senhora de Lourdes - Igreja Santana)
Música: Piu-Piu e Frajola (Remix)


14. Grupo Mais que amigos (Paróquia Santo Antonio)
Música: Carimbador Maluco e Just Dance


Homenagem ao S. Aluísio:

15. Bruno e Marina
Música: "Eu só quero um xodó" na voz de Maísa.


Após a coreografia de Bruno e Marina, será colocado um texto (CD) escrito por Paulo Azevedo e à medida que o texto é narrado os grupos retornarão ao nosso local da apresentação segurando uma bexiga branca que simbolizará a paz e a infância e no final da narração, o balão será jogado para cima e gritaremos:


- Valorizem a vida!


E então encerraremos...
Com fé em Deus!















Coordenação da Pastoral da Cultura de Macaé


Nenhum comentário:

Postar um comentário