segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Unidade Diocesana em Carapebus (2010)





11 de Setembro de 2010, Unidade Diocesana em Carapebus...

Sucesso abençoado!
Parabéns Carapebus!



Adoração ao Santíssimo

A Pastoral da Cultura participou deste evento maravilhoso mostrando a Linha do Tempo de 1959 à 2010, segue na íntegra o texto contado na Unidade.



















" A ideia da Unidade Diocesana foi da Pastoral da Juventude da época (Que a Pastoral da Juventude siga o exemplo...) que percebendo a dificuldade do Litoral, Sede e Norte se reunirem para refletirem assuntos relacionados a igreja sugeriram um DIA exclusivo para isso, e então nasceu o Dia da Unidade com o tema: Por que devemos buscar a unidade? Dois nomes conhecidos fizeram parte deste movimento: José Augusto e Ivânia.
Contarei a linha do tempo de1959 à 2010... Muitas coisas aconteceram e muitas coisa irão acontecer...
Tudo começa em 1959... Neste período já se idealizava a criação da Diocese de Nova Friburgo e neste mesmo ano no seio da Igreja Católica quem fazia sucesso era Padre Zezinho.

Música de Padre Zezinho

Estamos agora em 1960, exatamente no dia 26/03 foi criada a Diocese de Nova Friburgo pelo Papa João XXIII, no dia 07/08 do memso ano na Paróquia de São João Batista o Núncio Apostólico Dom Armando Lombardi celebrou solenemente a Cerimônia do 1º Bispo Diocesano, Dom Clemente José Carlos Isnard, cujo lema é Seguindo-te como Pastor.
Dom Clemente ao passar pela Diocese organizou pastorais, criou dezenas de paroquias, constituiu milhares de amigos em todos os 19 municipios, transformando a Diocese em exemplo para o estado do Rio de Janeiro.

1963: o Papa João XXIII morre e em 21/06 é eleito Paulo VI, sua paixão era Ação Universitária Católica, foi amigo de principais nomes da política, social e cultural do país. Pregou o Evangelho pelo mundo, criou o próprio clero, trazendo padres espanhóis e italianos para Diocese.

1968: Chega ao Brasil a Renovação Carismática... Enquanto isso fora da igreja... Os Beatles estavam no auge do sucesso causando histerias entre os e as jovens.

Músicas: Submanrino Amarelo e HELP (Dança com Grupo Jovem Luz do Mundo - Paróquia São João Batista/Macaé).



1969: Estou prestes a nascer! Além deste evento marcante, o homem chega a Lua!




1970: Já com 01 ano de idade, eu ouvia várias conversas sobre a crise do Petróleo, apesar de não entender o que era esta tal líquido tão cobiçado! Nesta época era possível conhecer os contos de um senhor chamado Monteiro Lobato que colocava várias histórias no Sítio do Picapau Amarelo. Quem não lembra deste ano, ano em que o Brasil foi TRI - CAMPEÃO no México!



Música: 90 milhões  em ação! (Camisa gigante: Lúcia, Lili, Auxiliadora, Sueli e Andréa - Paóquia São João Batista; Lourdinha - São Paulo Apóstolo)

1978: As discotecas estavam em alta... Surge o CD, tristeza como ve a todos, a descoberta da AIDS. Com ascensão do Movimento da Renovação Católica, a música católica timidamente desponta com Jonas Abib e a Canção Nova. Surgem os festivais católicos com vários sucessos.

Música com a Banda Manaaim (Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé): "Quem é esta que avança como a Aurora..."




1981: O mundo entra em oração, o Papa João Paulo II sofre atentado.

1982: A fome na Etiópia mobiliza muitas pessoas e nós católicos estamos participando de várias mobilizações1

1984: O Bispo... EDNEY entra no Seminário e na praça da Sé as pessoas gritam: - DIRETAS JÁ!

1985: No ano seguinte, Roupa Nova convida a todos para que dancem um novo ritmo: "Wisky a go-go!"






Música: Roupa Nova (Dança com Thiago, Nathália e grupo de apoio)

1987: Dom EDNEY é ... advinhem... ordenado sacerdote! São 23 anos de sacerdócio!

1989: Cai o Muro de Berlim. Dom EDNEY é pároco nas igrejas: São Marcos, Imaculada Conceição e São Pedro do Mar.

1990: Momento emocionante... Eu casei! Neste ano vários sucessos da Banda Dom e Anjos de Resgate eram ouvidas por nós!

Música com Banda Manaaim: Deus é 10!

1992: Cai Collor! Dom Clemente deixa a Diocese, ele foi consagrado como bispo confidente e aconselhador. A Dança de Salão está começando aparecer... e...Marina nasceu... Quem é Marina? Marina é minha filha... Claro que isto fz parte da linha do tempo...




Música e dança: Bate coração com Marina e Thiago

1993: Começam os trabalhos com Dom Alano Maria Pena.

1997: Recebemos a visita de João Paulo II.

1998: Louvamos muito, erguendo as mãos e dando glórias e graças a Deus... afinal Padre Marcelo Rossi lançou o seu 1º CD.


Banda Manaaim: Erguei as mãos (Padre Marcelo Rossi)

1999: Um olhar diferente para as favelas, hoje, comunidades, eo Rap da Felicidade nos faz refletir sobre diversos temas!





Música e dança: Thiago, Thayane, Wellington e grupo de apoio

2000: O tempo vai passando... As crianças não escrevem cartas para Papai Noel, enviam e-mails, adicionam o bom velhinho no ORKUT!

2001: Nove anos atrás, o mundo parou para assistir o ataque às torres gêmeas...
HOJE 11/09/2010, ESTAMOS AQUI EM CARAPEBUS PARA MAIS UMA UNIDADE DIOCESANA... OBRIGADA SENHOR!





Com a diversidade cultural, fora da igreja...fora da igreja...em 2002, temos uma festa a Festa do Gueto.

















Música e dança

2004: Curiosidade... Dom Rafael assume a Diocese! Pois bem, Dom EDNEY substituiu Dom Rafael no Vicariato de Leopoldina, foi aluno de Dom Rafael no curso de Direito Canônico e desde daí, mestre e aluno
se tornaram amigos. E agora chega o momento do díscipulo dar continuidade ao trabalho do mestre.

2005: Grupo Solidariedade (Paróquia São João Batista - Macaé) se apresenta na Unidade Diocesana de Cordeiro, Dom EDNEY foi consagrado Bispo. Morre João Paulo II (Pausa) e Joseph Ratzinger assume o nome de Bento XVI e é inaugurado o Seminário Diocesano Imaculada Conceição.

2007: Unidade Diocesana em Macaé, é canonizado o 1º santo do Brasil: Frei Galvão.

2010!
Dom Rafael renuncia (ÒÒÒÒÒ) devido a idade...Que pena! O Papa Bento XVI nomeou o jovem DOM EDNEY GOUVEA MATTOSO para a Diocese de Nova Friburgo. Sua nomeação espiscopal aconteceu em 12 de Janeiro de 2005. Como Bispo, ele foi responsável pela animação do Vicariato Episcopal de Leopoldina; Pastoral da Educação; do Ensino Religioso; Liturgia; Música e Arte Sacra; Ministérios ordenados e da Iniciação Cristã... Se Obama  estivesse aqui diri que Dom EDNEY é o cara, como el não está, bafa o caso!
O lema de DOM EDNEY é: "SEJA FEITA A TUA VONTADE!" (Repitam todos!)




2010 " UNIDADE DIOCESANA EM CARAPEBUS"

Agradecimentos especiais: Deus pela oportunidade de estarmos aqui partilhando este  momento, Grupo Solidariedade, Grupo Solidariedade Mirim, Grupo Jovem Luz do Mundo, Paróquia Nossa Senhora de Fátima - dança, DJ Korea (Abel), Banda Manaaim (Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Macaé) e claro PASTORAL DA CULTURA DE MACAÉ (PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA).

Música com a Banda Manaaim: Antes que te formasses!



Sueli, Gi, Lúcia e Auxiliadora: Pastoral da Cultura de Macaé


Padre Marcelo



Ao centro, Padre Toni



Auxiliadora, Sueli, Padre José Luís, Gi e Lúcia: Paróquia São João Batista - Macaé






Cantinho da Catequese




DJ Korea (Abel) com seu CD CISTOMIX


































Bispo Dom Edney



Pastoral da Cultura de Macaé



Um comentário: