quinta-feira, 29 de julho de 2010

Paróquia Santa Rita de Cássia

Visitei esta igreja nas  férias!

Paróquia Santa Rita de Cássia
Av. Mariana, 12 Santa Rita (Campo Grande / RJ)

















Padre da igreja Mauricio Mesquita, não tive o prazer de conhecê-lo.
A igreja atende 11 pequenas comunidades e 10 capelas, são divididos em 03 setores.










Na Paróquia tem:

Catequese (Sábados e Domingos)

Adolescentes (Coord. grupo de jovens)

Jovens (Coord. Luciana, Bruno, Diego...)

Pastoral Familiar (Coord. Nadiane e César)

Pastoral da Comunicação

Pastoral do Batismo (Coord. Claudia)

Pastoral da Criança (Jaqueline): Possui 04 núcleos, 06 líderes e atendem a 90 crianças.

Pastoral Social (Maria da Guia):
  1. Atende 02 creches (mais ou menos 70 crianças entre 02 a 03 anos)
  2. Assistência a  mais ou menos 60 famílias carentes.                                     




Dois seminaristas atendem na igreja: Marcelo e Leonardo.

Gostei muito do planejamento da Pastoral do Batismo, passarei o que acontecerão no mês de Agosto/Setembro.

3º Batismo (II Semestre)

01/08 - Inscrição (15h às 17 h)
07/08 - Missa de apresentação
15/08 - 1º Encontro (Pessoa de Jesus e Batismo)
Visitas nas casas das crianças que serão batizadas. Em suas casas são feitas celebrações com a presença dos padrinhos.
29/08 - 2º Encontro (07 Sacramentos)
05/09 - Batismo



















A Semana da Juventude acontecerá de 25 à 30 de Julho de 2010:


25/07 - Ser jovem enquanto há tempo de ser jovem. (Ecl. 11,9)
Santa Missa com o Padre Maurício
26/07- Ele nos acolheu em Cristo antes de criar o mundo. (Ef. 1,4)
Alexandre (Comunidade Rebanho)
27/07- Amados, amemo-nos uns aos outros. (1Jo 1,4)
Seminarista da Arquidiocese São José : Julio Cesar
28/07 - Se perseguiram a mim vão perseguir a vocês também. Jo 15,2
Pablo
29/07 - Sede prudentes e vigiai na oração. 1 Col. 4,7
Comunidade Shalon
30/07 - Viemos adorá-lo.
Adoração com o Diácono Cláudio (Canção Nova)



















A decoração do salão com discos de vinil ficou o máximo!


















No salão principal tem uma cozinha!



Antes de chegar no salão encontrei este latão, muito criativo!


A igreja é muito bonita!
































História (resumo)


No dia 22 de maio celebramos a vida santa da esposa, mãe, viúva e depois religiosa : Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis.

Nascida em 1381 de uma pobre família que muito bem comunicou-lhe a riqueza que é viver o Evangelho.

Desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho.

No coração de Santa Rita crescia o desejo da vida religiosa, porém foi casada pelos pais com Paulo Ferdinando, que de início aparentava de boa índole, porém começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão.

Santa Rita de Cássia grande intercessora sofreu muito com o esposo, até que este foi assassinado e acabou gerando nos dois filhos gêmeos grande revolta e vontade de vingança.

Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração, e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e assassinos, mas infelizmente perdeu cedo os filhos.

Como viúva conseguiu a graça de entrar na vida religiosa. Chagada, e em meio a novas situações humanamente impossíveis, conseguiu superar com a graça de Deus todos os desafios pela santidade.



Agradecimento a Santa Rita



É com o coração profundamente comovido e perturbado que hoje venho a vós, ó gloriosa e poderosa Santa Rita. Na hora do perigo, no momento em que estava ameaçada a minha felicidade e a dos que me são caros, a vós roguei com a alma aflita e cheia de apreensão. A vós supliquei, a vós que todos chamam de Santa dos Impossíveis, Advogada nos Casos Desesperados, Refúgio na Última Hora... Não foi iludida a minha confiança em vós.

Agora volto a vós, não mais com as lágrimas do sofrimento nos olhos, mas com alegria e serenidade no coração, para vos ofertar meu infinito reconhecimento. Esta alegria, esta serenidade, a vós as devo, cara Santa, a vós que intercedestes em meu favor junto a Deus, apesar da minha indignidade, e me alcançastes a graça desejada.

Quisera poder melhor exprimir-vos o profundo sentimento de gratidão que enche meu coração, ó Santa milagrosa, ó consoladora dos aflitos, mas a própria emoção causada pela felicidade de ter obtido esta graça paralisa minhas expressões e somente sei murmurar: graças vos dou, muitas graças, mil graças, Santa Rita.

Para vos demonstrar, então, de maneira mais eficaz meu infinito reconhecimento, prometo-vos propagar com zelo cada vez maior o vosso culto, fazer-vos amada por aqueles que não vos conhecem ainda e que não têm, como eu, a felicidade de ter experimentado vossa infinita benevolência. Prometo-vos auxiliar, segundo as minhas possibilidades, a manutenção do vosso culto e participar, sempre que possível, das cerimônias celebradas em vossa honra. Para tornar-me sempre mais digno do auxílio do céu e da vossa santa proteção, tomo a partir de hoje a resolução de cumprir com maior zelo e fervor os meus deveres cristãos.

Ó cara Santa Rita, a vós confio o cuidado de apresentar a Deus estas sinceras resoluções e de lhe agradecer por mim a graça generosamente concedida. Dignai-vos, enfim, não me desamparar jamais e continuai a dispensar-me vossa santa e ativa proteção, a fim de que possa um dia encontrar-vos no céu e dizer-vos melhor todo o meu reconhecimento. Amém!

Um comentário:

  1. Olá irmãos, sou membra desta linda paróquia. Somos uma comunidade muito acolhedora. O padre Maurício é uma benção a nossa comunidade, um servo de Deus enviado pelo Espírito Santo. Espero que nas próximas oportunidades vocês possam participar das nossas atividades, principalmente a Santa Missa e a nossa Hora da Graça que acontece dia 22 de cada mês, faça chuva ou faça sol, as 15h. É sempre um prazeer recebe-los. No dia 1º desse mês tivemos o nosso Crisma com a segunda presença do nosso Arcebispo Dom Orani Tempesta.Esperamos sua presença!

    Abraços

    ResponderExcluir