terça-feira, 1 de junho de 2010

Conhecendo a Pastoral da Cultura em Macaé

Pastoral da Cultura em Macaé


22:17 @ 18/04/2010















(Imagem de um Griot - Contador de histórias)




















Conselho Pontifício da Cultura

Para uma Pastoral da Cultura

Trecho da carta:

"A pastoral da cultura, nas suas múltiplas expressões, das quais este documento apresenta algumas propostas selecionadas, não tem outro objetivo que o de ajudar toda a Igreja a cumprir a sua missão de anunciar o Evangelho. No limiar do novo milênio, com a força da Palavra de Deus «inspiradora de toda a existência cristã» (Tertio Millennio Adveniente, n. 36), ela ajuda o homem a superar o drama do humanismo ateu e a criar um « novo humanismo » (Gaudium et Spes, n. 55) capaz de suscitar, em toda parte do mundo, culturas transformadas pela prodigiosa novidade de Cristo, que « se fez homem para que o homem seja divinizado »,(36) se renove à imagem do seu Criador (cf. Col 3, 10) e cresça como homem novo (cf. Ef 4, 24). Que Ele renove todas as culturas pela força criadora do seu Espírito Santo, fonte da qual brota a beleza, o amor e a verdade."

Cidade do Vaticano, 23 de Maio de 1999, na Solenidade de Pentecostes.

Paul Cardeal Poupard

Presidente

Bernard Ardura, O. Praem

Secretário








Pastoral da Cultura em Macaé



Grupo Solidariedade (II Mostra de dança - “Luz, câmera, ação e dança!”)

Com base nesta carta caminhamos com a Pastoral da Cultura em nossa Paróquia (São João Batista), temos como objetivo a evangelização através da arte, seja música, dança, teatro, filmes e pintura, agregando esses recursos estimulamos não só os pequeninos como também os adultos a praticarem sua fé.

Em nossa Pastoral participam o Grupo Solidariedade, o Grupo Solidariedade Mirim, o Grupo Jovem Luz do Mundo e os amigos que fazem parte de outras pastorais da nossa igreja, outras Igrejas Católicas e membros de Igrejas não católicas.

O Grupo Solidariedade e o Grupo Solidariedade Mirim fazem Coroações, aberturas da Unidade Diocesana criam projetos culturais interligando Igreja e Cultura.

Realizamos desde 2008 mostra de dança com intuito de manter os grupos participantes como evangelizadores a fé através da dança.

A mostra de dança tem como base o texto-base da Campanha da Fraternidade que está em vigor:

2008 – Nosso foco foi a Vida, então foi criada a 1ª Mostra com o tema: “Vidalegria”;














Brunno e Marina (I Mostra de dança: Vidalegria)

2009 – (Políticas Públicas) : o desafio aos grupos foi criar coreografias após assistirem filmes : “Luz, câmera, ação e dança











(Grupo Solidariedade - II Mostra de dança)


2010 – (Economia e vida) : a nossa meta são as crianças e então a questão, como servir a Deus e dizer não ao dinheiro? O tema este ano para a III Mostra é: “ Quem não brinca, dança!”. Os grupos terão que criar coreografias com músicas infantis, esta proposta visa estimular as crianças a serem crianças e assim resgatar o tempo em que as brincadeiras infantis eram simples, divertidas e não custavam tanto dinheiro. Tempo em que os valores estavam presentes no seio familiar independente do credo, etnia ou “status”.

Os grupos já estão fazendo suas inscrições, faça parte deste evento!

Conciliamos a educação da Fé com a cultura!

A Pastoral da Cultura trabalha arrecadando litros de leite e doando cestas de alimentos para algumas instituições( Recanto dos Idosos, Hospital Municipal Pediático e Toca de Assis) tem parceria com o curso Educação – Emoção (Capacitação para educadores - em especial para Catequistas) como também o Projeto Cate Contando (Contação de histórias nas Missas das Crianças aos Sábados). A pastoral tem o seu próprio GP (Grupo de pesquisas ) onde busca informações e conhecimentos para inserir em suas atividades, as nossas reuniões são quinzenais onde todos podem participar, periodicamente nos reunimos para planejar e verificarmos nossa agenda.

Em Julho de 2010 iremos trabalhar com a Pastoral da Família em prol da Fazenda Esperança , que ajuda as pessoas que querem ser ajudadas a se libertar das drogas. O Projeto Cate Contando completará 10 anos e juntamente com a Pastoral da Família iremos arrecadar fundos para a Fazenda Esperança que desenvolve um belíssimo trabalho em nossa comunidade.

Marcaremos a data, fiquem atentos!

Contatos com cópias a respeito da Pastoral da Cultura:

Coordenadora: Gi (emgigermano@gmail.com )

Assessora: Auxiliadora: (mariaauxiliadora.m@hotmail.com )




Nenhum comentário:

Postar um comentário